domingo, 18 de março de 2007

Dia 18 de março

Guatemala - Dia 18, de março

















Novamente levanto às 6 da matina. O irmão do Arturo, o Asdrubal, e eu pegamos as motos e fomos para a costa Pacífica da Guatemala. Depois de uma viagem tranqüila de mais ou menos duas horas, chegamos a MONTE RICO, um vilarejo ao qual só se chega por balsa, porque, segundo informações, a ponte está pra sair há “trocentos anos”. Assim que paramos, o que mais me chamou a atenção foi a areia CINZA. Isso mesmo, as fotos não estão com problema não! Hehehe! Aparentemente, todas as praias guatemaltecas localizadas no Pacífico são assim por causa dos vulcões. É muito esquisito, nunca tinha visto! Além do contraste de um mar bem azul e uma areia quase negra!























Um lugarzinho muito tranqüilo onde há vários ambulantes vendendo de tudo, principalmente frutas! TRANQÜILO, TRANQÜILO! Sem muito a contar, fiquei lá de bobeira até o final da tarde: sol, água fresca e também muiiiiitttta sombra, porque o calor tava pegando.


Caju!
É o Brasil
exportando tecnologia...













Tráfego intenso.
O stress do congestionamento.







Olha aí,
ai o meu guri,
olha aí...










No caminho de volta, resolvemos passar em ANTIGUA para ver como era, já que todos falam muito de lá. Antes de chegar, passamos pela CIUDAD VIEJA, ao pé, literalmente, do VULCAO D’AGUA. Não se assustem, não é de água não! O que aconteceu foi que, por volta do ano de 1550, chuvas torrenciais atingiram a região, continuadamente, por mais de duas semanas. O vulcão se encheu e toda a água que desceu dele, de uma vez, destruiu toda a cidade. Dizem que podia-se contar no dedos os sobreviventes. Daí vem o nome Vulcão d’Água. Ciudad Vieja foi a capital de Guatemala por quase meio século, e a única construção que sobrou de pé dessa época foi a igreja das Mercedes. Ela foi a primeira do país, fundada em 1534. Estranho, não? Com a cidade destruída e muitos mortos, os espanhóis resolveram mudar a Capital para onde hoje é Antigua. Por isso há construções coloniais em Antigua e não em Ciudad Vieja, que ficou abandonada por muito tempo. (Bruno também é Cultura, não esqueçam!)


Chegar a Antigua foi muito bom, parece alguma cidadezinha colonial do interior do Brasil, mas a arquitetura espanhola e ligeiramente diferente da Portuguesa, como vocês podem ver nas fotos. Um lugarzinho charmozérrimo, cheio de turistas de toda a parte do mundo, cheio de bares, restaurantes e pousadas!




Lembra São João del Rey (de longe)








A comida é boa e, como quase tudo na Guatemala, BARATA. Depois daquele tour básico de turista de primeira viagem, dirigimos de volta a Guate, mas eu devo voltar a Antigua pra passar uns dois dias pelo menos, vamos ver. Daqui a pouco vou ao McDonalds pra poder mandar esse e-mail, porque a NET aqui da casa ta bichada! Ah, McDonalds aqui tem (além da entrega em domicílio...) Wireless Internet! Sem mais delongas me vou!



Esse rango tá com uma cara...





















By night...




Caramba, tem quase um boi inteiro aí.




Pizza Guatemalteca