segunda-feira, 19 de março de 2007

Dia 19/03 e 20/03

Dia 19 de março

Sem nada demais a contar, segundona brava, todos trabalhando, eu finalmente resolvi dar uma paradinha pra pôr algumas coisas em ordem como: pagar umas contas, organizar e-mails e fotos, para que meus “queridos irmãozinhos” pudessem adicionar fotos ao blog. Então, fui a um internet-café e lá fiquei por quase 4 horas. Retornei a casa e lá estava a ajudante da casa dando uma ajeitada em tudo. Seu nome é ROSA, filha de índios e male mal fala o espanhol. Disse que ia comprar algo pra comer e perguntei do que ela gostava. Eu ofereci McDonalds, achando que estava abafando, oferecendo-lhe algo que, provavelmente, ela não come com muita freqüência. Ela me fez uma cara de desdenho e me disse: “si, pero no mucho”.

Até aqui...

Ofereci comprar “POLLO CAMPERO”, de uma rede de produtos galináceos que, por sinal, é muito bom. Ao receber meu pedido, puseram a comida em uma sacolinha toda perfurada e aí eu, com minha curiosidade e inclinação para assessor de assuntos aleatórios, resolvi perguntar o porquê da sacolinha furada. Bom, o vendedor me respondeu que, devido ao número de motos circulantes na cidade da Guatemala, as sacolas eram perfuradas para que o ar não as enchesse e se arrebentassem. (Bruno também é cultura popular!) .

Nada de especial depois disso: lavei roupa, dormi... até que, mais de noite, saímos Arturo, Asdrubal e eu pra comer Taquitos em uma carrocinha. Hummmmmmmm!!!! Bom demais!!!! Não quis nem pensar nas condições de higiene em que aquele PACO de carne, que fica espetado e exposto ao ar livre, se encontrava.

Estoy cierto de que uno tien que ver, sentir, degustar las cosas de uno lugar para que se conocoscas e se viva este!

A vida esta aí, às vezes nos esquecemos de olhar ao redor. Se estamos saudáveis, bem alimentados e abrigados, todos os outros problemas só existem dentro de nossas próprias mentes, são – literalmente - virtuais. De uma forma geral, acho que as pessoas reclamam de suas vidas porque queriam isso ou aquilo... Mas, são necessidades simplesmente criadas por nosso desejo, nosso anseio de TER. Talvez devêssemos deixar um pouco de querer TER, e sim se SER algo. Entretanto, é indiscutível que o conforto e as oportunidades proporcionadas pelo dinheiro, em um mundo capitalista, fazem as coisas mais fáceis, mas se não as temos, creio que não podemos encará-las como problemas ou motivos pra achar a vida menos bela. Ufa, acho que uma barriga cheia gera esta filosofia.
Enchamos a barriga!

Dia 20 de março












Acordei cedo, arrumei toda minha tralha e parti para ANTIGUA. Logo ao sair da casa onde estava, havia uma rotatória e, quando fui fazer a curva para a esquerda, havia óleo no chão e a moto saiu deslizando de lado. Em um ato instintivo, virei o guidon para a direita e fui deslizando por quase 4 m, a pedaleira raspou no chão, mas consegui controlar a bichinha e me fui. Ufa! Emocionante. A viagem foi muito agradável, pois, a estrada de pista dupla era muito boa e cheia de curvas para descer a serra. Bom demaaaaaaaaaaiiiiiiissss!

Estava curtindo tanto que naquele anseio de viver aquela experiência não me animei a parar pra conectar a câmera do capacete. Na volta, talvez... Um fato interessante foi que, por toda a descida da serra, vi que existiam “RAMPAS DE EMERGENCIA”. Trata-se de uma área de escape para qualquer veículo que perca os freios ou superaqueça as pastilhas na descida. (como acontece quando se desce a serra de MOGI DAS CRUZES – SP). São rampas em terra, bem amplas que sobem pela beirada da montanha, possuindo mais ou menos uns 30m de extensão e que tem em seu final uma barreira de areia fofa. Muito bem feito e inteligente também. Boa idéia!


ônibus
alegre.











Hora da
Ciesta


Ao chegar a Antigua fui logo a um Internet Café pra dar uma averiguada no Blog que meus queridos hermanos estão a organizar, porque eu sou um palerma em assuntos que dizem respeito a computadores e Internet. Então deixo para eles fazerem o trabalho sujo. VALEU BROTHERS!

Hotel San Sebastian

Logo em seguida, fui achar um hotel: 20 doletas por noite, nada muito caro e, logo que organizei tudo, saí pra bater perna. Depois de fotos e mais fotos, entrei em um mercadão de artesanato onde comprei uma calça de chita de uma senhora índia.


















Tem alguma coisa mais coloridinha aí?

Depois, sentei-me em um Café e há algum tempo estava de papo com uma suíça, Andréa, que se aproximou e começou a falar comigo por causa da música que estava ouvindo. Ela é enfermeira na Suíça e está viajando sozinha, aprendendo espanhol em países diferentes, enquanto trabalha como voluntária em escolas, como professora assistente. Já esteve no México, agora, Guatemala e depois,Venezuela. Gente finíssima! Falou de um passeio para o VULCAO PACAYA, que sai daqui de Antigua; custa $8 dólares e inclui transporte e guia. Na entrada do parque tem-se que pagar mais Q25 (3,50 dólares) para entrar. É um vulcão que está em atividade, e que dizem ser muito bonito à noite, devido ao contraste da imagem da lava. Huahuahuahua, já achei algo pra fazer!!!

Vulcão D'água

De noite me aparece o Asdrúbal, num barzinho em Antigua que se chama MONOLOCO, ou Macaco louco, em português. Ele havia tentado me mandar uma mensagem dizendo que estava a caminho, mas, aparentemente não funcionou. Lá encontramos mais dois amigos dele e, depois de comermos algo, fomos pra parte de cima, onde muita gente se divertia ao som de músicas variadas, bebendo e dançando. 90% do público era de “GRINGOS” , eu me senti como em qualquer lugar dos EUA onde as loiras eram maioria absoluta.
Lá também encontrei a suíça Andrea e ficamos de papo boa parte da noite. Ela me contou que casa dentro de quatro meses e o seu noivo não veio por causa de um acidente de carro na Hungria, quando foi visitar seus parentes de lá. Sabendo que era dentista, ela me disse que muitas pessoas saem da Suíça pra tratar de dente na Hungria por causa do preço. Imagina só: sair do seu país pra tratar de dente na HUNGRIA? Hehehe, soa estranho! Nós nos divertimos pacas e depois fomos pra um After Party em um outro lugarzinho, mas estava meia boca e eu bebinho... tava louco pra achar minha cama.

Boa Noite!!

Fotos em Antígua


















Máscaras de
Jade




Casa de Bernal Castillo



Catedral de Antígua